O aumento do preço da gasolina está fazendo manchetes, semana após semana. O peso nos nossos bolsos aumenta, não somente na hora de abastecer, mas também pelo impacto nos outros bens e na inflação. E não há prespectiva de um alívio a curto prazo.
O hidrogênio energético promete virar um substituto para a gasolina. As pesquisas em torno da produção deste combustível estão cada vez mais intensas, junto com o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento. No entanto, isso levará mais alguns anos até ser disponível em maior escala.
Um outro substituto vem chamando a atenção há bastante tempo: a energia elétrica. Mesmo com os aumentos nas tarifas, devido à escassez hídrica, ela ficou cada vez mais vantajosa na comparação entre veículos elétricos e aqueles à combustão.
O verdadeiro remédio contra a alta da gasolina é a energia solar, combinada com veículos elétricos. Na próxima semana apresentaremos um estudo, elaborado com uso do software PV*SOL, onde mostramos que o custo não passa de 6 centavos por quilômetro rodado, uma economia de 91% quando comparado com gasolina.
Falaremos também sobre novos modelos de negócio que permitem substituir a aquisição do carro por um serviço de locomoção - algo extremamente interessante para empresas com serviços em áreas metropolitanas.
O Fórum MOVE acontece nos dias 16 e 17 de novembro online, e nossa palestra será no segundo dia, logo de manhã.