A tradicional escolinha Tia Percilia, no Morro da Babilônia ganhou um sistema solar que vai economizar R$ 5000 por ano. Dinheiro muito importante em tempos quando a prefeitura deixa de cuidar das crianças e os patrocinadores se tornam escassos.
O sistema foi instalado e inaugurado no dia 15/12/2018 numa festa que incluiu crianças, associações dos moradores e parceiros ao som da banda de um dos patrocinadores.
Autor do projeto é a iniciativa Revolusolar, que prepara uma cooperativa entre moradores e empresários das comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira. Objetivo é viabilizar o uso da energia solar nestas favelas, através da compra comunitária, financiamento facilitado e instalação com mão de obra local.
Trabalho colaborativo
Vale destacar a capacidade da Revolusolar de buscar apoio externo. A Solarize foi um dos parceiros de capacitação - atuamos em projetos similares e na própria Babilônia há vários anos. Fundos e empresas entraram com doação de equipamento, instalação e legalização do sistema.
Fundamental tem sido também a troca de experiência com outras comunidades e iniciativas similares. A Revolusolar já está planejando mais ações inovadoras em 2019 - curta a página dela no facebook para ficar por dentro.
Parabéns pelo sucesso! Continuamos juntos nos próximos capítulos.
|
|