Quando escuto falar de "transporte executivo", penso em carrão vistoso e cheio de conforto. Associo um consumo alto de gasolina com seus impactos ambientais, aceitos como se fossem inevitáveis. Aprendi agora que os tempos estão mudando: carros elétricos estão entrando neste segmento de luxo.
Conhecemos funcionários da empresa paulista Chofer de Cap, que oferece este serviço. Eles estão começando a usar veículos elétricos (o tema é tão recente que nem sequer foi divulgado pela própria empresa).
A decisão foi estratégica: a empresa percebeu uma demanda de clientes multinacionais, cujas metas de sustentabilidade exigem que os impactos ambientais sejam levados em consideração em todas as esferas da atuação.
A análise apontou o momento de oportunidade, a empresa partiu para ação e comprou 30 veículo da marca BYD (modelos E5 e E6). Os dois primeiros estão em operação há algumas semanas, e o restante será entregue ao longo dos próximos meses.
As primeiras experiências são positivas: a aceitação pelos clientes é boa e o custo com a recarga é desprezível. A autonomia dos carros supera em muito a necessidade, já que eles circulam somente na grande São Paulo.
Os próximos passos serão a instalação de pontos de recarga na própria empresa (até agora estão usando eletropostos externos) e o suprimento por energia solar, para reduzir ainda mais os custos e melhorar a sustentabilidade da empresa. O marketing verde será reforçado também.
Ainda é cedo para avaliar o lado financeiro: O valor da compra foi alto, a recarga é muito barata e na manutenção se espera também uma economia interessante. Precisamos aguardar números reais.
Este relato é mais uma evidência de que carros elétricos estão chegando ao Brasil a todo vapor.
Seja pioneiro neste mercado também: publicamos a apresentação do workshop na Intersolar e oferecemos o nosso curso sobre infraestrutura de recarga de carros elétricos.
Assista também à reportagem que mostra os avanços da mobilidade elétrica na cidade chinesa de Shenzen no Canal Futura.