Curso

Drone para modelagem 3D de projetos fotovoltaicos


Drones representam uma ferramenta moderna que está conquistando as empresas que instalam e operam sistemas fotovoltaicos.

A facilidade e agilidade com que capturam as imagens permitem realizar trabalhos eficazes de detalhamento e precisão ímpares.

 

 

O curso ensina os fundamentos legais e de segurança para a correta operação de drones e da aerofotogrametria, que embasam as regras para programar uma missão fotográfica e inclui parte prática.

Para o desenvolvimento de projetos, os alunos aprendem como transformar as fotos obtidas pelo drone em modelos 3D. A etapa final é a importação do produto obtido como base para a modelagem de um sistema fotovoltaico ao software PV*SOL, tanto a partir do do ortomosaico quanto do modelo 3D.

Uma técnica de modelagem mais simples, extrusão no PV*SOL a partir de uma foto única de drone, também é ensinada.

 

CONTEÚDO:

1. Visão geral do processo

2. O drone: entender o equipamento e operá-lo com segurança dentro da legislação brasileira

3. Levantamento aéreo: princípios; voo manual com diferentes técnicas e missão de voo para aquisição de imagens

4. Fotogrametria: princípios com erros e acertos; passo-a-passo da modelagem 3D dentro de um software até a exportação dele

5. Importar o modelo 3D dentro do software PV*SOL: ajustes; avaliação do sombreamento; colocação de módulos; configuração dos inversores e avaliação dos resultados

6. Elaborar modelo 3D de um galpão e importação no PV*SOL

7. Extrudar a partir de foto única de drones: processo; tratamento da foto; importação da foto no PV*SOL com ajustes e extrusão

8. Comparação de técnicas de montagem e softwares e conclusão

 

O curso conta com 36 aulas em 8 módulos e disponibiliza material complementar para que o aluno execute os exercícios da mesma forma como são apresentados na aula.

O prazo para a realização do curso e disponibilidade das aulas é de 3 meses, a contar da liberação do acesso.

 

BÔNUS: ganhe o curso PV*SOL introdutório

 

Qual drone usar:

  • Qualquer drone serve para fazer as primeiras experiências com o devido cuidado;
  • Para uso profissional, o drone precisa permitir uso externo com resistência ao vento e uma câmera com resolução de, no mínimo, 12 Megapíxeis (ex. DJI Mavic Mini);
  • O uso diário se torna mais eficiente com drones que permitem programar um voo automático (ex. DJI Mavic 2);

 

Software para aerofotogrametria:

  • No curso apresentamos diferentes programas, inclusive com versão teste grauita;
  • O software Agisoft Metashape Standard é uma opção interessante para iniciar os trabalhos - é fácil de usar e tem valor baixo.

 

O prazo para a realização do curso e disponibilidade das aulas é de 3 meses, a contar da liberação do acesso, que será comunicado por e-mail, não automático.

Parceria:

Depoimentos

"Professor Walkirio, muito obrigado pela atenção e por compartilhar a experiência de vocês, assim agregando com as novas gerações melhores profissionais. O curso foi de grande aprendizado."

— Engenheiro Jessé Farias de Souza

"Obrigado pelo primeiro curso, foi muito bem ministrado, aprendi muito!"

— Luis Henrique Schuster, SolarPro Engenharia

"Queremos agradecer pelos dias de aprendizado junto à Solarize. Foi um prazer entender mais do mercado em que vamos atuar, com quem domina o assunto. Muito bonito esse trabalho de vocês! "

— Camila Nascimento - All Nations

Assine nossa newsletter

E receba informativos sobre cursos